Cinco Cavaleiros do Apocalipse? Ou Quatro?

Examinando recentemente um dos livros antigos publicados pela Torre de Vigia, notei algo que logo à primeira leitura me chamou a atenção. Trata-se da quantidade de cavalos e cavaleiros vistos no capítulo 6 do livro bíblico de Apocalipse.

Primeiramente, veja a parte final do relato do livro de Apocalipse, segundo a própria Tradução do Novo Mundo:

"E eu vi, e eis um cavalo descorado; e o que estava sentado nele tinha o nome de Morte. E o Hades seguia-o de perto. E foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra, para matar com uma longa espada, e com escassez de víveres, e com praga mortífera, e pelas feras da terra." Revelação 6:8

Agora, note o que diz aquela publicação:

"Desde 1914, a escassez de víveres ou as fomes tem afetado duas vezes tantas pessoas como nos 900 anos anteriores. A Bíblia disse que isto aconteceria no "tempo do fim". Apocalipse, capítulo 6, fala-nos de cinco cavalos e de cinco cavaleiros. É importante que saibamos o que êstes cavaleiros significam."
Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, pág.182, par.20


A Torre aparentemente fez uma recontagem dos cavalos e cavaleiros de Apocalipse, pois o "entendimento" atual não é mais este. Hoje a Torre ensina aquilo que a "Cristandade iníqua" já ensinava há séculos, a saber, que trata-se de quatro cavalos e quatro cavaleiros.

Mas talvez você se pergunte qual é a importância disso, uma vez que parece ser algo tão insignificante.

Bem, para a Torre isso talvez não fosse algo tão sem importância assim, uma vez que ela deliberadamente preferia contrariar o que é de aceitação geral, de que trata-se de quatro, não de cinco cavalos e cavaleiros.

Mas o mais importante é a maneira como a Torre tenta se livrar de conceitos errôneos que ela mesma forma. Veja, por exemplo, como ela tenta explicar a mudança de entendimento dessa passagem bíblica, numa A Sentinela, debaixo do sub-título "Houve um Quinto Cavalo?":

"Revelação 6:8 diz: “E eu vi, e eis um cavalo descorado; e o que estava sentado nele tinha o nome de Morte. E o Hades seguia-o de perto.” À base disto, alguns têm sugerido que, visto que os primeiros quatro personagens mencionados estão montados em cavalos, não estaria o quinto também montado num cavalo? A Bíblia não diz isto."A Sentinela de 1 de Janeiro de 1986, pág.7, sob artigo "A solução do mistério dos cavaleiros" (grifo acrescentado)


É triste ver esse tipo de desonestidade por parte de uma organização religiosa. Nenhuma testemunha-de-jeová individual 'sugeriu' coisa alguma; foi a própria Torre de Vigia/Corpo Governante quem ensinou durante décadas que tratava-se de cinco cavalos.

A Torre de Vigia ensina que devemos ser humildes e reconhecer os nossos erros, inclusive apontando para o exemplo de candura dos escritores bíblicos que prontamente reconheceram suas falhas e as registraram por escrito. Mas como é difícil para o Corpo Governante praticar o que eles próprios ensinam! É como Jesus disse:

"Portanto, todas as coisas que eles vos dizem, fazei e observai, mas não façais segundo as ações deles, pois dizem, mas não realizam."
Mateus 23:3


Apesar de a Torre dizer, na Sentinela de 1 de Julho de 1980, pág.32, que "não há necessidade para ser dogmático sobre se o Hades montava um quinto cavalo ou não", dando a impressão de tolerância, se você vivesse nos anos anteriores à mudança e ensinasse publicamente que trata-se de quatro cavalos, você certamente seria repreendido e talvez expulso da organização se não se endireitasse dessa "heresia".

Portanto, leitor, se você for uma TJ, preste atenção e não erre nas contas: agora são quatro, não cinco!